sábado, 16 de fevereiro de 2013

Discoteca Indie Shoe: Belle and Sebastian - Tigermilk (1996)



No ano de 1996 dois amigos, os "Stuarts", Murdock e David, se encontrariam na Stow College em Glasgow, Escócia, e começariam a fazer suas primeiras composições. Formava-se o embrião do que viria a ser o Belle and Sebastian. A sinergia entre ambos era alta, e o processo criativo fluia, e com tantas músicas prontas, a gravação de um disco se tornava iminente, e no mesmo ano surgiria o primeiro álbum da banda: Tigermilk. De início o disco começou com uma baixa tiragem em vinil, tornando-se então uma versão rara e dando a ele ainda mais charme, além claro,  do que vinha da qualidade de suas faixas. No ano de 1999, a gravadora Jeepster - a qual foi a gravadora da banda até 2003 - relançaria o álbum em escala comercial.


Tido como um dos marcos do Twee Pop, o Tigermilk, primeiro passo da carreira do Belle and Sebastian, figura tanto entre as listas pessoais de fãs do estilo quanto da crítica especializada, como a de Top 200 Músicas dos anos 90 da Pitchfork com a faixa The State I Am In. Faixa essa, que juntamente à Expectations, We Rule the School e I Don't Love Anyone, formaria as mais conhecidas do álbum e uma das mais famosas de toda a carreira do Belle and Sebastian aparecendo inclusive em filmes e séries como Juno, How I Met Your Mother e o novo sucesso Girls.

O que conhecemos pelo som do grupo escocês, sua doçura e letras bem intimistas entoadas por vocais alternados entre masculinos e femininos,  daria início nesse primeiro álbum e se tornava marca registrada da banda, se mantendo nos seus próximos trabalhos,  rendendo outros grandes frutos como The Boy with the Arab Strap e Dear Catastrophe Waitress, que assim como Tigermilk, também alcançaria altas notas da crítica e alta vendagem ao redor do mundo. 

Já com bons anos de história, Tigermilk vem com seus 17 anos de lançamento e se mostra ainda vivo, seja como um dos marcos de um estilo que perdura até hoje, quanto com sua presença nos iPods e computadores de praticamente duas gerações. Onde os mais novos vêm descobrindo o Twee ou a própria banda, e os mais antigos e os mais fanáticos ainda na busca pelo raro vinil de pequena tiragem. Mas ambos concordam e colocam Tigermilk em sua discoteca, seja física ou virtual, assim como aqui o colocamos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário