terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Etcéteras: Leo Lazzaro - Saiam Já do Meu Pântano



Confesso que eu particularmente não sou fã de muitas das coisas que aparecem como experimentalismo. Uso de instrumentos totalmente fora do convencional, compassos malucões com ruídos, vocalizações, glossolalias entre outros elementos. Entretanto, algumas obras experimentais chegam a me fazer a levantar as duas sobrancelhas. 

Esses dias chegou em mim mão (figuralmente falando) um EP de sete faixas e com pouco mais de dez minutos de duração. Paulistano de 22 anos, Leo Lazzaro fez este projeto em uma tarde, mas com o auxílio de letras produzidas por seu "affair" (como foi passado no realease) Lulu Carvalho, que também teve o mesmo tempo de elaboração das poesias. 

Quase que eu sua totalidade poetizado, o projeto, que ganhou o nome de Saiam Já do Meu Pântano, traz uma experimentação que conversa com a psicodelia em acordes de gaita, de um violão desafinado e efeitos de vozes computadorizados e samples. No EP, Leo fala sobre a fuga dos esteriótipos como a busca por um trabalho e a obrigação da ingresso no estudo superior, o amor por carros antigos e sobre seu visão não favorável ao modelo burguês de família.

Com um clima que transita entre um clima sessentista de psicodelia de rua e alguns momentos de uma ambientação dark, a instrumentalização despretensiosa e livre somada às boas letras resultam num projeto para não muitos ouvidos, mas que alguns iram apreciar sua cara torta e estranha.


Um comentário: