segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Discoteca Indie Shoe: The Black Keys - Rubber Factory (2004)



   Muitos acabaram conhecendo o Black Keys no final do ano passado quando a dupla lançou seu mais recente disco, El Camino, quando mergulharam de vez num som mais comercial. Entretanto, a banda já carrega nas costas uma carreira de onze anos. 

O El Camino foi sim um grande responsável por trazer a banda para um "mainstream", digamos assim. Entretanto, tal disco gerou diferentes reações. Os fãs novos, que descobriram a banda nesse momento se encantaram com o som que misturava o Blues Rock com Indie Rock. De fato o disco é muito bom. O "problema" foi que muitos fãs antigos, acostumados com a raiz blueseira da banda não recebeu muito bem essa nova roupagem da banda. 

   E para falar um pouco do som original do Black Keys, o disco escolhido foi o terceiro da discografia de estúdio da banda: Rubber Factory.

    A estréia da banda veio com o The Big Come Up em 2002,sendo um disco sim essencial para dar boas vindas ao ouvidos do público, mostrando que o Blues Rock, perdido no final dos anos 80 apos a farofice do Hard Rock, ainda vivia. entretanto, a força máxima que Patrick e Dan poderiam colocar em suas canções não havia sido alcançada. 

   No ano seguinte, era a vez de ser lançado um dos melhores discos da carreira da banda, o ótimo Thickfreakness. O álbum ganhou uma força maior em relação ao material anterior. Guitarras mais pulsantes e um força e agressividade. Entretanto, a obra se perdia um pouco não se mostrando totalmente coesa e redonda. Apesar disso, Thickfreakness já apresentou um avanço musical da dupla, e uma obra digna de boas notas, como foi o caso com revistas e blogs especializados. 

   Enfim, em 2004 viria o disco que chegou para afirmar de vez a banda e a colocar em destaque na mídia. Rubber Factory consegue trazer um emoção bem profundo, digna do Blues, como em Girls Is On My Mind e na belíssima canção The  Lenghts, quanto a mistura poderosa com o Rock com toques garageiros em 10 A.M. Automatic e Grown So Ugly.  A dupla conseguia então trazer com este disco uma sonoridade na dosagem certa, sem soar tão inovador e moderno, nem tão tradicional, além de apresentar um desenvolver de faixas que prendem o ouvinte do começo ao fim. 

   O resultado disso foi a primeira presença de um álbum do Black Keys nas paradas da Billboard estadunidense, ficando na 143ª posição, além das excelentes críticas, com notas superiores a dos trabalhos anteriores. A partir daí, o nome do Black Keys ficava firmado com uma das melhores bandas da década, e um banda que marca por resgatar tão bem a sonoridade de um clássico. 

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