sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Passaporte Indie Shoe: Japão e o Post-Rock

Coluna nova estreando! 
O Passaporte Indise será uma coluna dedicada a trazer bandas e artistas de países que fogem dos centros mais comerciais e mainstream, como EUA e UK, buscando mostrar que países mais distantes de nós - seja em quilômetros ou por não estarmos acostumados a ouvir o som de lá - também produzem música boa e também não possuem apenas a sua música tradicional, que nos é tida como única sonoridade daquela terra. 

Para estrear, o primeiro carimbo no Passapote Indie Shoe é para a Terra do Sol Nascente: JAPÃO

A musica japonesa acaba sendo estereotipada no mundo ocidental. Uns enxergam a musicicalidade do pais restrita ao Enya, música tradional e milenar japonesa, tocada com instrumentos da era Imperial de séculos atrás e que até hoje praticada e tocada em festivais e celebrações. Para outros, a música japonesa é o J-Pop e o J-Rock e suas variáveis, como o Visual Kei, que trata-se na verdade de uma maneira de se vestir mais do que proprieamente um estilo de música. Visual esse que faz as pessoas olharem com olhos de espanto, já que essa caracterização de certo modo bem chamativa está não só nos palcos com os artistas, mas com os fãs nas ruas.

Infelizmente, países mais comercialmente distantes de nós acabam sendo ofuscados com os esteriótipos. Porém, você fã de Post-Rock pode abrir o sorriso no rosto, pois na mesma terra do Enya e o J-Pop há ótimas bandas do estilo. 

A primeira delas é a Mono:


A banda foi fundada em 1999 em Tokyo e possui 6 álbuns de estúdio, sendo o último, For My Parents, lançado agora em 2012. O som do quarteto mistura Post-Rock, Noise e elementos da Música Clássica. 
Totalmente instrumental, a banda passa em suas músicas uma sonoridade incrível, com costumeiros altos e baixos no decorrer das faixa que fazem o ouvinte sentir as mais diversas emoções.







Mais uma banda da capital japonesa, dessa vez um trio: Euphoria



Formada por três amigos enquanto cursavam o último ano do ensino médio, isso em 2001, a banda traz um som mais constante, nivelado para o mais calmo e brando e com menos camadas sonoras. 
Poucas informações se têm sobre a banda. O que sabemos entretanto é que a beleza de seu som é marcante e vai conquistar o ouvido de muitos. 





Por fim, um Post-Rock bem agitado: te'



te', TÉ, té, enfim, muitas grafias podem aparecer para se referir à essa banda que traz um toque mais agressivo e roqueiro ao Post-Rock/Math Rock.
Muito bem criticada, a banda é de 2004, tendo seu disco de estréia lançado em 2005, tendo o mesmo lançado nos EUA em 2006. 
Uma bateria, duas guitarras e um baixo e nada mais. Basta isso para que te' passe com suas músicas de nomes enormes (e todas em japonês, daí vai de acreditar no que o tradutor nos diz) uma mistura de sentimentos que envolve, acalma, energiza. 




Dizer que o Japão se limita à músicas teens e ao tradicionalismo é um heresia. Nada melhor do que um estilo tão complexo e de difícil execução como o Post-Rock para ser apresentada com a destreza nipônica. Mais três excelentes motivos para você ficar de olho na cena independente japonesa. 



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