sábado, 20 de abril de 2013

Discoteca Indie Shoe: Pavement - Slanted and Enchanted (1992)



Às vésperas de Stephen Malkmus chegar ao Brasil para sua mini tour, o primeiro disco de sua originária banda faz aniversário e atinge a sua maioridade plena. Slanted and Enchanted, do Pavement, faz hoje, dia 20 de Abril, 21 anos de existência e de muita importância no cenário do Rock, principalmente do alternativo e independente. Tido como influência para diversas bandas que começaram a se formar nos anos finais da década de 90, o álbum se mostra atemporal e ainda com extrema relevância.

Produzido de maneira independente e lançado pela lendária Matador Records, o disco trazia em si a essência do DIY (Do It Yourself/Faça Você Mesmo) e fincava, juntamente à outras bandas como Dinosaur Jr. e Pixies, o que viría a ser conhecido como Rock Alternativo: guitarras distorcidas, fuzz, vocal mais despojado e influência do Rock inglês do final dos anos 70 e meio de 80, trabalhando bem o equilíbrio entre a intensidade e a harmonia entre melodias e gritos. 

Slanted and Enchanted é com certeza uma discografia obrigatória para se compreender a cena independente do Rock, tanto coletivamente quanto isoladamente garimpando por suas 14 faixas. Seu single Summer Babe - que abre a obra - figura até hoje nas listas de melhores canções dos anos 90 e até mesmo de todos os tempos. Trigger Cut - seu outro single - e Conduit for Sale! são exemplos de como se fazer um som sujo e garageiro. E assim o disco segue, sempre com boas canções e nos dando uma aula. Notas máximas e nomeações à listas é o que não faltaram para a obra. 

Se para o mundo da música o álbum foi importante, o mesmo também teve sua relevância para a própria banda. Foi em meio à essa época em que o Pavement achou-se como unidade, primeiro agregando Mark Ibold ao baixo e Gary Young à bateria - após os anos três anos só com vocais e guitarras - e em seguida com a saída de Young ao final da turnê de Slanted and Enchanted e entrada Steve West, fechando assim a formação definitiva da banda. 

Após mais de uma década, a obra se mostra importante até hoje, seja aparecendo nos iPods de alguns jovens, nas discussões a cerca da música independente, na presença em trilha sonora de filme (com Here no filme As Vantagens de Ser Invisível [2012]) e na demanda que se observa com a turnê de seu líder Stepehen Malkmus. Algumas peças artísticas nem são pensadas e trabalhadas para serem representativas ou geniais, e muitas vezes por essa despreocupação é que assim se tornam, e Slanted and Enchanted é um bom exemplo disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário