terça-feira, 3 de setembro de 2013

"Porque Blur é melhor que Oasis"



Anos 90. Internet discada, Beavis and Butt-Head, Michael Jordan, declínio do Punk, Spice Girls, *N-Sync (em sua versão "original"), Britpop, "Oasis é melhor que Blur", "Blur é melhor que Oasis".

Duas das principais bandas do movimento Britpop, e consequentemente duas das mais relevantes da época, acabaram caindo numa falsa rivalidade que colocava de um lado a banda dos irmãos Gallagher frente à banda de Coxon e Albarn. Formada por uma legião de fãs, as duas bandas eram um bom montante de atenção e consumo para inúmeros interessados, principalmente mídia impressa e gravadoras. 

É comum em meio a uma disucussão querer expor ao outro lado do debate pontos que fazem sua visão ser a verdadeira e relevante. No caso de uma banda, se fala de número de vendas de discos, público de shows, notas dadadas ao último disco lançado, número de membro de fã clube, número de camisetas e posters que se tem da banda, número, número. E era isso que gravadoras e revistas especializadas queriam: números - que de números de vendagens se tranformariam em números monetários - o objetivo final. 

Percebendo esse potencial de consumo, os bastidores midiáticos começaram a trabalhar. E eis que em 12 de Agosto de 1995, a capa de uma das mais conceituadas revistas de música, a NME, é estampada com a iamgem que dá início a este post. Dormir tranquilo e acordar com um novo rival, tendo de "odiá-lo" e agora tende de virar um defensor das cores de condado. Foi mais ou menso o que aconteceu com fãs de Blur e Oasis.

Nesta altura, o disco de estreia do Oasis, Definitely Maybe, acabava de completar um ano de vida, e a banda já se encontrava prestes a lançar o lendário (What's the Story) Morning Glory?,que sairia dentro de dois meses. Com o Blur, a situação era a mesma. Parklife havia saído fazia menos de cinco meses e The Great Escape já estava engavetado, pronto para ser lançado no início do mês seguinte a publicação da revista em questão. Todo esse panorama era favorável, portanto, também para as gravadoras.

Dizer que foi exclusivamente esse duelo artificialmente criado o responsável pelo estouro de vendas com discos mais de dois de platina para cada um dos lançamento do ano é com certeza um equívoco. E sem esquecer da NME, que faturou com venda de posters e várias edições com comparativos, texto colecionáveis sobre ambas as bandas. Porém, não há como negar que tal fator foi uma influência importante e que também acabou por solidificar a carreira das bandas que no momento estavam dando seus primeiros passos - mesmo que bem orientados e com consciência.

No geral a situação toda é algo de certo modo deprimente, mas nem um pouco espantosa. Sabemos de como os pauzinhos são mexidos por grandes detentoras de poder e coerção para se obter seus frutos. Aqui foi mais uma boa sacada observatória de potencial onde se viu duas bandas que possuíam potencial e qualidade e que com uma boa dose de polêmica criada resultou na criação de duas 'religiões" que se auto alimentavam. 

Oasis é melhor que Blur? Blue é melhor que Oasis? 

Tem Gorillaz. Pode ser?


2 comentários:

  1. Blur é melhor do que Oasis não só em 1995 mais até hoje, Oasis conseguiu midia mundial o blur não por problemas internos que tinham na banda na época, mais posso te falar que Song 2 bate de frente com Wonderwall.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe Paulo, na verdade a discussão do post nem é quem é melhor, mas apenas um plano de fundo para falar sobre como a mídia e imprensa usam essas falsas brigas para gerar grana para eles.

      Excluir