sexta-feira, 16 de março de 2012

Falando sobre: Shoegaze

                                                       

Tendo como berço o Reino Unido do meio para o fim dos anos 80, o shoegaze se originou de variações e derivações que surgiram com o pós-punk e o pós-gótico,  que determinava o declínio dos dois estilos tão fortes no fim de 70 e começo dos anos 80 no mundo.

Com as letras introspectivas e presenças de palco totalmente tímidas por parte das bandas, os críticos da época deram o nome de shoegaze (aka shoegazing) para bandas do estilo pelo fato da timidez de onde os músicos olhavam para baixo, para seus sapatos. Uma outra explicação para olharem para baixo é pelo ligar e desligar dos pedais de efeitos, muito utilizados nesse estilo.

O shoegaze é um estilo de contraste, pois mistura a agressividade das distorções das guitarras com um melancólico e melódico vocal. Muitas bandas contavam/contam com vocais femininos, sejam de apoio ou principal, sendo esse mais uma característica do shoegaze.

Outro aspecto é a não utilização da bateria eletrônica, muito utilizada na época por muitas bandas, devido ao grande movimento do eletro pop (com bandas como New Order, Eurythmics, Pet Shop Boys, entre outras), e sim da bateria acústica, voltando então ao tradicional do rock.

Um elemento de grande importância para o surgimento do estilo foi a C86 (já comentada por aqui), que trouxe a sonoridade que ainda estava sendo construída – com base num certo revival do jangle pop, caracterizado pelas guitarras mais harmoniosas e “soft”, somado a elementos do pós-punk-  que se pegaria de referência e influência para bandas que se tornariam principais referências do estilo shoegaze, como, Ride, Slowdive,  Lush(que mais pra frente acabou indo para o estilo britpop), Jesus & Mary  Chain ,My Bloody Valentine, e The Pastels,. Sendo estas três últimas as de maior influência para as demais citadas, principalmente com o álbum Psychocandy de 1985, e Isn’t  Anything  de 1988– álbuns de estréia do My Bloody Valentine e Jesus & Mary Chain, respectivamente.

Atualmente, o shoegaze vem tomando força com um revival. Algumas bandas ainda mantém a sonoridade mais fiel  ao shoegaze das principais referências, como é o caso do Black Rebel Motorcycle Club, The Faunts, e o The Black Ryder. Outras vêm adicionando algumas mudanças, muitas originadas a partir do shoegaze – como o dream pop, chillwave, noise pop e noise rock, e o indietronic –.É dado a essas bandas, o estilod e nome nu gaze (aka new gaze). É o caso de bandas como Ringo Deathstarr (Shoegaze + Noise Pop), M83 (Shoegze+ Chillwave), The Pains of Being Pure at Heart (Shoegaze + Indie Pop/Twee), e  Craft Spells (Shoegaze + Dream Pop)

Curtiu o estilo? Bom ,para ter certeza só ouvindo. Abaixo uma lista de downloads de álbuns para curtir o shoegaze e o nu gaze:

PS: álbuns com “*” tem todos os créditos ao You!Me!Dancing! ( Twitter / Tumblr)

Discografia básica:

*Isn’t Anything (My Bloody Valentine): Download 

Just for a Day (Slowdive): Download

Up for a Bit with the Pastels (The Pastels): Download

Psychocandy (Jesus & Mary Chain): Download 

Novas bandas:

*Colour Trip (Ringo Deathstarr): Download

*Saturdays = Youth (M83): Download

*The Pains of Being Pure at Heart (The Pains of Being Pure at Heart): Download

B.R.M.C (Black Rebel Motorcycle Club):Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário