sexta-feira, 16 de março de 2012

Revelação do Ano

Com um pouco de anos 80 com o shoegaze, um pouco de noise dos anos 90. É assim que se forma o som da banda que foi a Revelação do Ano de 2011. Surgido em 2009 em Londres, composto por Daniel e Max(vindos da banda Cajun Dance Party), Mariko, Jonny, e Illana no apoio vocal, o Yuck  chegou com tudo no ano de 2011. Lançou o seu primeiro LP, homônimo,  em fevereiro  e conquistou as críticas e públicos. Desde os mais saudosistas que enxergaram o Sonic Youth e o Dinosaur Jr. (e estão corretos), quanto os que procuram por novidade, encontrando um som muito bem composto pelo quarteto/quinteto.

                                                 

Como dito, o Yuck possui fortes influências de bandas de noise rock do final dos anos 80 e começo dos 90, como o Sonic Youth, como pode ser notado nas faixas Get Away, e Holling Out.

Com guitarras distorcidas ao máximo, e com rapidez enfurecida, essas faixas trazem também letras para serem cantadas juntas enquanto se entra no espírito noise pop.

Além dessas influências, a banda possui tendências de shoegaze como as de My Bloody Valentine e Slowdive, bem perceptíveis em Stutter e Suicide Policeman. Músicas para se ouvir, relaxar, e viajar junto.

Na verdade, o álbum também nos apresenta outro lado musical além desses dois citados, o do dream pop percebido, em Shook Down, e Georgia, que foi o primeiro single lançado pela banda ainda em 2010 e que já fazia o público esperar por mais material da banda.

Com tanta ânsia por novidades já em 2010, não era de se esperar menos, 2011 foi o ano para o Yuck. Aparição em várias listas de álbuns do ano de blogs e revistas, agenda lotada para shows em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Sim, eles tocaram aqui no Brasil em junho no Puma Social Club #3 em São Paulo. Porém, o evento foi restrito para convidados e até mesmo pouquíssimo divulgado e coberto por blogs e revistas. A expectativa é de que eles retornem sim para cá em 2012. Basta acharem uma brecha na apertada agenda.

É por trazer de volta o melhor do shoegaze e do noise rock/pop, e misturar com o dream pop, fazer um excelente álbum de estréia aguardado por alguns - mas que agora adorado por vários - e por isso ser apenas o começo, para o que tudo indica, uma ótima carreira já para se começar em 2012, é que o Yuck é a Revelação do Ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário